Líder


Líder


Dados codificados, com informações estruturais. É o primeiro campo do registro bibliográfico. O líder consiste dos primeiros 24 caracteres do registro que fornecem informações para o processamento do registro. Cada posição tem um significado.


00-04 Tamanho lógico do registro (calculado pelo computador)


05 Status do registro

a  Aumento no nível de catalogação

Alterado ou revisado

d  Deletado

n  Novo

p  Aumento no nível de catalogação da pré-publicação


06 Tipo de registro

a  Material textual (Impresso) - Material impresso, microformas e recursos eletrônicos que são textuais

c  Música impressa - Microforma e música impressa ou eletrônica.

d  Música manuscrita - Microforma de música manuscrita.

e  Material cartográfico impresso - Mapas, atlas, globos, mapas digitais e outros itens cartográficos.

f  Material cartográfico manuscrito - Material cartográfico manuscrito ou sua microforma.

g Material projetável - Filme, gravação de vídeo (incluindo vídeo digital), diafilme, slides, transparências ou material especificamente destinado para projeção.

i  Registro sonoro não musical

j  Registro sonoro musical - Discos, cds ou fitas cassetes.

k Gráfico bidimensional não projetável - Gráficos, colagens, desenhos, reproduções de arte, cartão-relâmpago, pinturas, negativos fotográficos, fotografias, gravuras, postais, cartazes, impressos, fotografias de estúdio, desenho técnico, cópia de transparência, fotocópias e reproduções de qualquer destes citados.

m  Arquivo de computador - Recursos eletrônicos: software (incluindo jogos e fontes), dados numéricos, multimídia, sistemas ou serviços online. Para estes tipos de materiais, se existir um aspecto significante que faça com que ele se enquadre em outra categoria do Líder/06, codifica-se este aspecto, por exemplo, um dado vetorial cartográfico não é codificado como numérico e sim como cartográfico. Os recursos eletrônicos são codificados pelos seus aspectos mais importantes, por exemplo, material textual, iconográfico ou cartográfico, som, música e imagens em movimento. Em caso de dúvida ou se a característica importante do material não puder ser determinada, considere como arquivo de computador.

o  Kit (duas ou mais categorias) - Utilizado para materiais que reúnem vários componentes publicados como uma unidade, para fins de instrução; nenhuma das partes é identificada como predominante. Exemplo: materiais didáticos que reúnem livro, caderno de atividades, guias, etc.

p  Material misto - Utilizado quando são reunidos dois ou mais tipos diferentes de materiais que, no entanto, estão relacionados entre si pelo fato de terem sido reunidos por uma pessoa ou instituição. Inclui coleções de manuscritos, fotografias, textos e gravações.

r  Artefatos tridimensionais ou objetos da natureza - Objetos manufaturados tais como modelos, dioramas, jogos, quebra-cabeças, simulações, esculturas e outras obras de arte tri-dimensionais, máquinas, vestuário, brinquedos e adornos.

t  Manuscrito - Material textual manuscrito ou microforma de manuscrito. Inclui manuscritos propriamente dito, material datilografado ou impresso por computador. Exemplos: originais de livros, documentos legais, teses e dissertações não publicadas.


07 Nível bibliográfico

a Analítica de monografia - unidade bibliográfica monográfica que está fisicamente ligada a outra ou contida nela de tal forma que a recuperação desta parte depende da identificação física e localização do documento principal que o contem. Exemplos: um capítulo de livro, uma faixa de disco, um mapa em um documento que contem vários mapas. O registro contem a descrição da parte e no campo 773 (Entrada Analítica) está descrito o documento como um todo.

b Analítica de periódico - unidade bibliográfica seriada que está fisicamente ligada a outra ou contida nela de tal forma que a recuperação da parte componente depende da identificação física e da localização do documento principal que o contem. O registro contem a descrição da parte e no campo 773 (Entrada Analítica) se descreve o documento como um todo.

c Coleção - grupo de documentos que não foram originalmente publicados, distribuídos ou produzidos juntos. O registro descreve documentos reunidos por apresentarem uma origem em comum.

d Subunidade - parte de uma coleção, especialmente itens de arquivo descritos coletivamente em outro registro. No registro descreve a subunidade e identifica o documento maior que a contem. Subunidades podem ser séries de arquivo, folhetos, documentos, entre outros.

i Recurso integrado - recursos bibliográficos que são acrescidos ou atualizados. Exemplos: folhas soltas e atualizações de web sites.

m Monografia - documentos completos em uma única parte, ou em um número limitado de partes, como uma monografia com vários volumes ou um disco com várias faixas.

s Publicação seriada (Periódico) - documentos publicados em partes sucessivas com designações numéricas ou cronológicas, indefinidamente, como, por exemplo, periódicos, relatórios, anuários, jornais, memórias, proceedings, etc.


08 Tipo de controle

branco Nenhum tipo específico

a Arquivamento


09 Indefinido; contém branco (#) ou caracter cheio (|)


10 Número de indicadores - 2


11 Número de código de subcampo - 2


12-16 Endereço do dado na Base


17 Nível de catalogação

branco  Completo

1  Completo, material não examinado

2  Incompleto, material não examinado

3  Abreviado

4  Nível padrão

Parcial (Preliminar)

7  Mínimo

8  Pré-publicação

u  Desconhecido

z  Não aplicável


18 Forma de catalogação descritiva

branco  Não está de acordo com ISBD

a  AACR2

c  ISBD, pontuação omitida

i  ISBD, com pontuação

u  Desconhecido


19 Nível de registro de recurso em várias partes

branco  Não especificado ou não se aplica

a  Conjunto (item constituído em várias partes)

b  Parte com título independente (recurso que é parte de um conjunto e tem um título que permite sua independência em relação ao registro abrangente)

c  Parte com título dependente (recurso que é parte de um conjunto mas apresenta um título que o torna dependente do registro abrangente)


20-23 Mapa do Diretório: 20=4; 21=5; 22=0; 23=0